O ano era 1971, o Vietnam pegava fogo, jovens sendo recrutados mais e mais a cada dia, outros morrendo em trincheiras e matando em nome de sua pátria. Nesse contexto histórico que Ravi Shankar e o ex beatle George Harrison tem a ideia de fazer algo que o mundo nunca tinha visto antes, algo que mudaria a forma com que o mundo vê o conceito de ajudar ao próximo. Eles organizaram o primeiro concerto beneficente da história da humanidade! o "Concerto para Bangladesh".
O concerto para Bangladesh contou com a presença de nomes célebres da música mundial, nomes como: Eric Clapton, Bob Dylan, Ringo Starr e Leon Rusell. Depois desse concerto o mundo passou a conhecer um estilo novo de música, que antes era pouco falado que é o estilo indiano de Ravi Shankar e seu sitar.
Ao todo foram duas noites de show, e mais de 40.000 expectadores, o concerto arrecadou cerca de US$243.418,51 que foi administrado pela UNICEF, e até hoje as vendas do álbum e dos dvds continuam a beneficiar o fundo de George Harrison para Unicef.
Sem dúvidas foi um dos álbuns mais legais que meu pai me apresentou, infelizmente não temos o vinil dele pois meu pai disse que na época era bem raro e caro. Mas quando ouvi ''Bangla Dhun", "My Sweet Lord" e o incrível solo de guitarra que Eric Clapton fez em "While my Guitar Gently Weeps" eu simplesmente toda vez que entro numa loja de dvds procuro o dvd do Concerto para Bangladesh, ainda não tive sucesso nesta caçada ao santo graal da música mundial, mas um dia conseguirei achar! É isso pessoal, até o próximo #Álbuns Clássicos!
Por Odin Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário